Economia

Portuguesa Cuga estima produzir 6,5 mil toneladas de cogumelos frescos este ano

Foto: Direitos Reservados

A Cuga estima produzir 6,5 mil toneladas de cogumelos frescos este ano e atingir uma faturação de 24 milhões de euros, adiantou esta quinta-feira aquela empresa portuguesa.

"A cuga vai manter o ritmo de crescimento de 20% ao ano, contando em 2026 produzir 6,5 mil toneladas de cogumelos frescos", referiu a empresa, em comunicado enviado à Lusa.

O presidente executivo (CEO), Nuno Pereira, citado no documento, referiu que a empresa investiu, no ano passado, três milhões de euros na requalificação das linhas de produção e de refrigeração para assegurar a integridade da cadeia de frio e a qualidade dos cogumelos", afirmou.

"Este investimento implica a reorganização das unidades do grupo, um processo que deverá ficar concluído neste primeiro trimestre", assinalou.

A automatização do embalamento na fábrica de Paredes, no distrito do Porto, é um dos frutos desse investimento, referiu.

Motivo pelo qual, a partir do final de fevereiro, a embalagem dos produtos laminados vai ser feita naquela unidade, revelou Nuno Pereira.

"A implantação da marca CUGA no mercado português é uma operação ambiciosa que implica reorganizar todo o processo produtivo", justificou.

Nuno Pereira apontou que, depois da entrada em funcionamento de uma unidade em Vila Flor, distrito de Bragança, para internalizar o fabrico do composto em que crescem os cogumelos, o investimento concentrou-se, agora, em Paredes.

A produção de cogumelos naquela unidade reabriu em 2025, tendo sido contratados 50 novos trabalhadores para a colheita.

"O investimento em instalações e na renovação de equipamentos tem sido acompanhado em Vila Flor, Vila Real e Paredes por incentivos à produtividade dos trabalhadores, produzindo acréscimos aos vencimentos-base de muitos colaboradores entre os 700 e os 1000 euros mensais", concluiu.

A Cuga é responsável por 80 a 85% de toda a produção de cogumelos frescos em Portugal.

JN/Agências