JN Kids

No Castelo, descobre o Carnaval da Idade Média

Atividade celebra o Carnaval no Castelo de São Jorge Foto: DR

JN TAG - Estás sem planos para o Carnaval? Gostavas de descobrir e aprender algo diferente? Isto pode-te interessar.

Em Lisboa, no Castelo de São Jorge, neste fim de semana de Entrudo, podes mergulhar nas tradições carnavalescas da Idade Média.

Nos dias dia 15 e 17 de fevereiro, pelas 11 horas e durante uma hora, o Castelo está a convidar as famílias para uma Oficina de Carnaval, mas esta não é uma oficina qualquer... vai desafiar crianças e adultos a descobrir como se vivia o Carnaval medieval num cenário único.

A verdadeé que o Carnaval nem sempre foi celebrado como o conheces hoje! Na Idade Média, nos três dias que antecediam a Quaresma - um período de regras e contenção até à celebração da Páscoa - o mundo ficava simbolicamente "ao contrário": trocavam-se papéis sociais, usavam-se máscaras e o riso enchia os espaços.

Nesta oficina, as famílias são convidadas a descobrir o significado do Carnaval medieval e a criar uma máscara inspirada nas tradições do passado, imaginando como estas festas poderiam ter sido vividas ali, naquele castelo.

A atividade está incluída no bilhete do Castelo de São Jorge e os lugares podem ser reservados através do email servicoeducativo@castelodesaojorge.pt, pelo telefone 218800620 ou no próprio dia na bilheteira.

Patrícia Naves