Justiça

Preventiva para empresário detido com onze quilos de cocaína em Guimarães

Cocaína foi apreendida pela PJ do Porto em Guimarães Foto: PJ

Um empresário têxtil ficou em prisão preventiva, na tarde desta sexta-feira, depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto com onze quilos de cocaína.

O suspeito, de 46 anos, natural de Lisboa, foi detido durante a noite de quarta-feira, em Guimarães, com onze quilos de cocaína, em elevado grau de pureza, que permitiria cerca de 55 mil doses individuais.

A Secção Regional de Investigação de Tráfico de Estupefacientes (SRITE) da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, sediada no Porto, já andava a controlar todas as movimentações do suspeito, empresário têxtil sem antecedentes criminais.

Ao início da tarde desta sexta-feira, a juíza de instrução criminal de Guimarães aplicou a medida de coação mais gravosa - prisão preventiva -, não só pela elevada quantidade de cocaína apreendida, como pelos fortes indícios de o suspeito integrar uma organização que se dedica ao tráfico de drogas pesadas, como é o caso da cocaína.

O detido, que tem uma loja de vestuário e de artigos têxteis, trazia vários pacotes de cocaína, de um quilo cada, escondidos no seu automóvel, quando foi detido pela PJ em Guimarães. Foi indiciado pelo crime de tráfico de droga agravado.

Joaquim Gomes