Terramoto no Japão

Levantado alerta de tsunami no Japão

Um sismo de 7.1 de magnitude na escala de Richter foi sentido no Japão esta manhã (tarde no local). Foi emitido um alerta de tsunami, entranto levantado, e os funcionários da central nuclear de Fukushima foram evacuados, por precaução.

Um mês depois do sismo, seguido de tsunami, que devastou o Japão, o país do sol nascente foi abalado, esta manhã, por novo terramoto.

Segundo o Centro Americano de Vigilância Geológica (USGS, na sigla original) o sismo ocorreu às 17.16 horas (no Japão), com epicentro a cerca de 38 quilómetros da costa de Iwaki, na província de Honshu, no Este do Japão.

O sismo foi registado a uma profundidade de cerca de 13 quilómetros. Ainda não há registo de estragos ou vítimas na sequência deste sismo.

O terramoto motivou a evacuação temporária da central de Fukushima, fortemente afectada pelo sismo seguido de tsunami a 11 de Março.

Entretanto, o Governo do Japão anunciou que decidiu alargar hoje a zona de evacuação em torno da central nuclear de Fukushima, afetada pelo sismo e o tsunami de há um mês.

O porta-voz do executivo, o ministro Yukio Edano, citado pelas agências internacionais, disse que os novos planos de evacuação serão aplicados a localidades como Itate, a 40 quilómetros da central, e Minami Soma, onde foram medidos níveis elevados de radioactividade acumulada.

Redação