Política

Carlos Lage defende fusão entre Porto e Gaia

Leonel de Castro/Global Imagens

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte defendeu, esta segunda-feira à tarde, a fusão entre os municípios de Porto e Gaia. Carlos Lage diz que, pelo contrário, eliminar câmaras no Interior seria contribuir para a desertificação.

Se a redução de câmaras imposta pelo memorando de entendimento com a "troika" for conseguida através "da fusão dos municípios de Porto e Gaia, aplaudo", disse o presidente da CCDR, a título de exemplo, no final de uma reunião com candidatos a deputados dos vários partidos e de diferentes distritos. Tal fusão "seria virtuosa", defendeu, explicando, em seguida, que "basta olhar dos jardins do Palácio de Cristal" para o rio Douro e suas margens para "ver que se trata da mesma cidade".

Carlos Lage justificou aquela opinião com os fluxos que existem entre os dois municípios em termos de turismo, actividade cultural e científica, e património histórico. "Acho que isso era possível", comentou aos jornalistas, a propósito de uma gestão municipal única para interesses comuns.

Antes, Carlos Lage rejeitou qualquer intenção de extinguir câmaras no Interior, considerando que apenas iria promover uma maior "desertificação".

O memorando de entendimento para a ajuda externa a Portugal prevê uma redução "significativa" do número de municípios e freguesias.

Carla Soares