A operação militar do Reino Unido no Iraque, que começou em 2003, terminou este domingo com o fim da missão de formação da Marinha britânica à força naval iraquiana, anunciou o ministro da Defesa britânico, Liam Fox.
A maioria dos efetivos que o Reino Unido tinha no país desde a invasão do Iraque, em 2003, para derrubar o regime de Saddam Hussein, foi retirada em Julho de 2009 da cidade de Bassorá, base dos soldados britânicos.
No entanto, um contingente da Marinha britânica regressou no último ano para retomar a formação da força naval iraquiana para que possa defender as suas águas territoriais e as infraestruturas petrolíferas.
O ministro da Defesa, numa entrevista à BBC, homenageou os 179 soldados britânicos que perderam a vida desde 2003 "lutando pela segurança e estabilidade do Iraque".
"O pessoal da Marinha empregou as suas qualidades e conhecimentos formidáveis para realizar uma transformação na força naval iraquiana", disse Liam Fox, adiantando que foram formados 1.800 iraquianos em 50 cursos diferentes.
O Reino Unido continua envolvido na missão de formação da NATO no Iraque, com 44 militares.