Cultura

3,2 milhões de euros por um vestido

O célebre vestido branco que Marylin Monroe usou na cena do metro do filme "O pecado mora ao lado", de 1955, foi vendido, este domingo, por 3,2 milhões de euros, num megaleilão com peças de Hollywood, em Calabasas, na Califórnia.

O vestido de Marylin Monroe foi a peça que mais atenções concentrou, no leilão organizado pela Profiles in History.

Mas outros objectos míticos do cinema fizeram parte deste leilão. É o caso do chapéu de coco de Charlie Chaplin, a armadura que Ingrid Bergman usou quando interpretou Joana D'Arc ou o vestido usado por Judy Garland nas duas primeiras semanas de gravações do filme "O feiticeiro de Oz".

O valor pelo qual foi licitado o vestido que Judy Garland usou no papel de Dorothy ultrapassou todas as expectativas dos organizadores, tendo sido arrebatado por 135 mil euros.

A Profiles in History vendeu assim uma porção da colecção privada da actriz Debbie Reynolds, composta por 3500 vestidos, 20 mil fotografias originais e centenas de posters de cinema.

A actriz começou esta colecção nos anos 70, assim que soube que os estúdios MGM e Fox pretendiam vender todos os objectos e adereços relacionados com os filmes.

Redação