Brasil

Mais de 200 portais estatais atacados por piratas informáticos

Vinte portais do governo brasileiro e outros 200 de órgãos públicos foram atacados por piratas informáticos na última semana, avançou o director-geral do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni.

Além do sítio da Presidência da República e do Portal Brasil, sofreram igualmente ataques as páginas de ministérios, prefeituras, assembleias legislativas, universidades públicas e empresas estatais.

Segundo Manzoni, nenhuma informação sigilosa do governo federal foi violada.

O responsável reconheceu, no entanto, que os ataques causaram prejuízos financeiros e de credibilidade.

"Financeiramente, o prejuízo maior será o do gasto com o aumento da força de trabalho dos nossos funcionários", disse Mazoni, citado pela Agência Brasil.

Marcos Mazoni afirmou que sítio da Presidência da República ficou indisponível após a página ter sido substituída por outra pelos "hackers".

Além disso, foram registadas quantidades excessivas de acessos, que tinham como objectivo sobrecarregar os portais. No caso dos ataques ao sítio da Presidência, foram mais de dois mil milhões de acessos simultâneos.

Após a vaga da semana passada, os ataques continuam, mas em menor escala.

"Nós duplicámos a nossa equipa de vigilância nos ambientes de rede dos nossos portais, que está a acompanhar a situação e a bloquear os acessos indevidos", declarou Mazoni.

Redação