Política

Morreu deputada Maria José Nogueira Pinto

Orlando Almeida/Global Imagens

A deputada eleita pelo PSD Maria José Nogueira Pinto morreu, esta quarta-feira, aos 59 anos, vítima de cancro. Corpo está em câmara ardente, em Lisboa, e funeral realiza-se esta quinta-feira.

A morte da deputada independente eleita pelas listas do PSD Maria José Nogueira Pinto, na sequência de um cancro no pâncreas, foi confirmada à Agência Lusa por fonte do grupo parlamentar social-democrata.

O jornal "Público" adianta que o corpo está em câmara ardente na capela da casa da deputada, ao cimo do Jardim do Campo Grande, no Lumiar, em Lisboa. Às 22.00 horas, realiza-se uma missa de corpo presente. O funeral realiza-se amanhã, quinta-feira, às 18.00 horas, na aldeia À-dos-Negros, concelho de Óbidos, segundo a mesma fonte.

Maria José Pinto da Cunha Avilez Nogueira Pinto, nascida a 23 de Março de 1952, em Lisboa, foi deputada entre 1995 e 1999, eleita pelo CDS-PP, e depois entre 2009 até à data, pelo PSD.

Na actual legislatura, esteve presente nas duas primeiras sessões plenárias, referentes à eleição da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, não tendo já comparecido à discussão do Programa do Governo, quinta e sexta-feira da semana passada.

Durante a doença, Maria José Nogueira Pinto manteve os seus comentários habituais na SIC Notícias e continuou a escrever um artigo no jornal Diário de Notícias.

Jurista de formação, licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi subsecretária de Estado da Cultura num dos Governos de Cavaco Silva, dirigiu a Maternidade Alfredo da Costa e foi também Provedora da Santa Casa da Misericórdia.

Era casada com Jaime Nogueira Pinto, de quem tem três filhos, Eduardo, Catarina e Teresa.

Redação