A França manteve o seu percurso 100% vitorioso no Europeu de basquetebol, ao vencer a Lituânia (73-67), em Vilnius, complicando o apuramento dos anfitriões para os quartos-de-final.
O base Tony Parker, com 19 pontos, foi a grande figura do encontro, ao surgir na parte final a decidir, sendo bem secundado por Nando De Colo (21 pontos) e o incansável Joakim Noah (nove pontos e 13 ressaltos).
Com este triunfo, a formação gaulesa passou a somar oito pontos, mais um do que a Espanha, que hoje também garantiu um lugar nos "quartos", ao bater a Sérvia por 84-59, "vingando" a eliminação do Mundial do ano passado.
Com os irmãos Gasol imparáveis e Milos Teodosic anulado, os detentores do título dominaram o encontro por completo, juntando-se na fase seguinte a França, Rússia e Macedónia.
A formação comandada por Sergio Scariolo chegou ao final do primeiro período já com nove pontos de vantagem (23-14) e ao intervalo com 11 (43-32), para decidir tudo no terceiro parcial, em que chegou a liderar por 21 (70-49).
Pau Gasol foi a grande figura do encontro, ao conseguir 26 pontos - com nove em 11 nos lançamentos de campo, incluindo um "triplo" (um em um), e sete em nove nos lances livres - e oito ressaltos, em apenas 23 minutos.
O seu irmão mais novo, Marc Gasol, também efectuou mais uma grande exibição, contribuindo com 20 pontos e 10 ressaltos.
Destaque ainda para os 14 pontos de Juan Carlos Navarro e a defesa sobre o base Teodosic - autor do "tiro" que afastou a Espanha do Mundial2010 -, que foi reduzido a seis pontos e seis assistências.
No outro encontro dia, a Alemanha manteve-se na luta pelo apuramento, ao bater a Turquia por 73-67, com 20 pontos e sete ressaltos de Chris Kaman e 19 pontos e sete ressaltos do campeão da NBA Dirk Nowitzki.