Cultura

Sete artistas portugueses actuam no Rock in Rio

Xutos & pontapés vão ao Rio de Janeiro actuar no Rock in Rio Arquivo

Sete artistas portugueses, dos Buraka Som Sistema aos Xutos & Pontapés, vão estar no festival Rock in Rio, que começa quinta-feira no Brasil.

O programador brasileiro Zé Ricardo convidou seis artistas portugueses para actuarem no palco Sunset, a partir de quinta-feira no festival Rock in Rio, no Rio de Janeiro: São eles David Fonseca, Boss AC, Rui Veloso, Xutos & Pontapés, The Gift e Xutos & Pontapés.

A eles junta-se ainda um dos mais internacionais disc-jockey portugueses, DJ Vibe, que actuará no espaço da electrónica, programada pelo português Miguel Marangas.

Irão actuar repartidos entre os dias 23 de Setembro e 2 de Outubro na Cidade do Rock, o espaço onde são esperadas 700 mil pessoas para assistir a concertos em quatro palcos.

O Palco Sunset, que também existe na edição portuguesa do festival - o Rock in Rio Lisboa - é um espaço dedicado em exclusivo a parcerias musicais.

Zé Ricardo escolheu vários artistas portugueses para partilhas de repertório com artistas brasileiros e de outras nacionalidades, um pouco por afinidade musical.

Rui Veloso, por exemplo, que actua já na quinta-feira, irá dividir o palco com o brasileiro Ed Motta e com Andreas Kisser, guitarrista dos Sepultura.

Boss AC, previsto para o dia 29, junta-se a Afrika Bambaataa e à cantora brasileira Paula Lima, os Xutos & Pontapés partilharão o repertório com o grupo rock paulista Titãs no último dia do festival, a 2 de Outubro.

"O Brasil não tem essa visão ampla da música portuguesa e Portugal tem condições para fazer um grande caminho aqui", disse Zé Ricardo à agência Lusa a partir do Brasil.

O produtor brasileiro já tinha trabalhado com grande parte dos artistas agora convidados nas várias edições do Rock in Rio Lisboa, onde programou também o palco Sunset.

"Eu me lembro de Buraka Som Sistema em 2008, quando lotaram o Sunset aí em Lisboa. Os Gift tinha uma admiração muito grande, tinha esse desejo de tê-los no palco", elencou o responsável.

David Fonseca, que actua com o grupo rock espanhol The Monomes a 2 de Outubro, esteve no Brasil em Agosto para promover a discografia a solo, e no passado dia 12 foi editado no país o álbum "Between Waves", com oferta de cinco músicas extra retiradas dos seus álbuns anteriores.

O festival Rock in Rio regressa ao Rio de Janeiro, depois de uma ausência de dez anos e depois de ter tido edições em Lisboa, primeiro país fora do Brasil a acolher um dos maiores eventos de música ao are livre.

O evento regressará a Lisboa em 2012, no Parque da Bela Vista.

Redação