Mundo

ONU apadrinha encontro entre Passos Coelho e líderes da Palestina e Israel

O primeiro-ministro encontra-se com o seu homólogo israelita, Benjamin Netanyahu, com o presidente da Autoridade Palestiniana e com o Secretário-Geral das Nações Unidas, no âmbito da deslocação que faz entre esta quinta-feira e sábado a Nova Iorque.

Os encontros bilaterais inserem-se na deslocação que o primeiro-ministro faz a Nova Iorque para participar numa reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas e na Assembleia-Geral da ONU, tendo ainda oportunidade para contactar com a comunidade portuguesa em Newark.

Esta quinta-feira, Passos Coelho reúne o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, antes de participar numa reunião de alto nível do Conselho de Segurança da ONU - organismo do qual Portugal é actualmente membro não-permanente - subordinada ao tema "Manutenção da Paz e da Segurança/Prevenção de Conflitos", onde fará uma intervenção.

Pela tarde, o primeiro-ministro português tem encontros confirmados com os presidentes da África do Sul e Moçambique, Jacob Zuma e Armando Guebuza, respectivamente, e com o chefe de Estado da Nigéria, Goodluck Jonathan, estando ainda em aberto a possibilidade de um encontro com a presidente do Brasil, Dilma Roussef.

Pelas 17.30 horas locais (12:30 em Portugal Continental) Passos Coelho encontra-se com o primeiro-ministro de Israel, participando ainda num jantar privado na Residência Oficial do Embaixador de Portugal junto das Nações Unidas.

Sexta-feira estão previstas bilaterais com o presidente da Sérvia, Boris Tadic, com o primeiro-ministro do Kuwait, Sheik Nasser Al-Sabah, com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Habbas, com o presidente da República do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, com o primeiro-ministro do Qatar, Hamad Bin Jassin Bin Al Thani e com o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves.

Pela tarde, Passos Coelho irá intervir na Assembleia-Geral das Nações Unidas, seguindo depois para Newark, onde oferece uma recepção à comunidade portuguesa.

No sábado, o primeiro-ministro tem encontro marcado com Ban Ki-moon, pelas 12.10 horas locais (7.10 em Portugal Continental), e reúne-se em seguida com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, regressando ao final da tarde a Lisboa.

Pedro Passos Coelho será um dos 121 chefes de Estado e de Governo que esta semana participam no debate da Assembleia-geral das Nações Unidas.

O tema mais importante nas discussões do Conselho de Segurança da ONU desta semana será o pedido de reconhecimento de um Estado da Palestina, que o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, irá apresentar na sexta-feira.

A este respeito, Passos Coelho disse em Paris na semana passada que a paz no Médio Oriente "terá que chegar por via negocial", e que gostaria que a posição da União Europeia sobre o pedido palestiniano fosse expressa "a uma só voz".

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, encontra-se desde segunda-feira em Nova Iorque, onde terá encontros bilaterais que servirão para preparar a Assembleia-geral das Nações Unidas.

Após a realização da Assembleia-Geral das Nações Unidas, Portas irá deslocar-se a Washington, onde terá uma reunião com a secretária de Estado norte-americana, Hillay Clinton.

Redação