Economia

Taxas em queda no dia em que BCE manteve taxa de juro

Jean-Claude Trichet JOHN THYS / AFP

As taxas Euribor estão, esta quinta-feira, a cair nos principais prazos, no dia em que o Banco Central Europeu anunciou a manutenção da taxa de juro directora da zona euro.

Segundo o 'fixing' diário da Federação Europeia de Bancos, as Euribor a três e a nove meses recuam ambas 0,002 pontos percentuais para 1,556% e 1,918%.

A taxa a seis meses, usada em Portugal como principal indexante para o crédito à habitação, regista esta quinta-feira uma quebra de 0,003 pontos percentuais para 1,755%.

Já a Euribor a 12 meses regista a menor perda e cede 0,001 pontos percentuais para 2,082%.

O BCE anunciou, esta quinta-feira, a decisão sobre a taxa diretora, com os economistas ouvidos pela Lusa divididos entre a redução ou a manutenção nos 1,5%, naquela que foi a última reunião presidida por Jean-Claude Trichet.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.

Todos os dias as instituições com maiores volumes de transacções no mercado interbancário da zona euro, assim como com maior credibilidade, comunicam à Federação Europeia de Bancos a taxa de juro que cobrariam se outro banco lhes pedisse um empréstimo.

A partir desse valor, é calculada a média para cada prazo.

Redação