Tendências

Homem de 100 anos completa maratona

DR

Um homem de 100 anos de idade terminou uma maratona, em Toronto, no Canadá, no passado domingo. Fauja Singh não ganhou, mas completou o trajecto e é o mais velho de sempre a correr a prova. Veja o vídeo.

O corredor, apelidado de "Tornado de Turbante", ao completar o percurso, de 42 quilómetros, tornou-se o atleta mais velho a terminar uma maratona. Singh começou a correr aos 89 anos e já completou um total de oito maratonas.

[youtube:CUoHOzdXp94]

Nasceu na Índia rural, em 1911, e só se lançou nas corridas depois de se mudar para Inglaterra, após da morte da mulher e do filho. "Diz que ninguém o obriga a fazê-lo. É um desejo dele", referiu Harmander Singh, treinador e tradutor de Fauja, à CNN. "Queria fazer uma corrida quando tivesse 100 anos e esse dia chegou", acrescentou.

Segundo informações do website da organização, Fauja Singh terminou a maratona ao fim de 8.25.16 horas, quase seis horas após o vencedor, o queniano Kenneth Mungara, de apenas 38 anos, com 2.09.50 horas, que venceu a corrida pelo quarto ano consecutivo. O centenário já detinha o recorde mundial do grupo de mais de 90, ao completar a mesma corrida com 92 anos, em 2003.

A Associação de Estatísticas em Corridas de Estrada já havia reconhecido Singh como o mais velho corredor de maratona, quando participou numa prova com 93 anos. Contudo, para a organização do Livro dos Recordes do Guinness Dimitrion Yordanidis, que completou a maratona de Atenas, em 1976, com 98 anos de idade, era o mais velho de sempre a correr os 42 quilómetros da prova.

Fauja Singh revelou que o segredo está nos hábitos saudáveis, ou seja, uma vivência sem álcool, sem tabaco, uma dieta vegetariana à base de caril e chá e exercício diário. No website da maratona, Fauja esclareceu: "Já o disse antes: vou continuar a correr enquanto isso me mantiver vivo".

Redação