Uma mega operação da PSP colocou, este sábado de madrugada, 570 agentes e 108 viaturas nas principais saídas e locais estratégicos do Porto e, numa hora e meia, foram detidas 11 pessoas.
"É uma operação de grande envergadura, articulada e devidamente coordenada entre todas as divisões do Comando Metropolitano do Porto para transportar os condutores suspeitos de conduzir sob efeito do álcool para a Divisão de Trânsito", explicou à Lusa o intendente Pedro Moura, durante o desenrolar da operação, que arrancou às 04.30 horas.
A operação policial arrancou em 10 postos de fiscalização no Porto, designadamente nos acessos principais às auto estradas a norte - A28, A13 e A4 -, em dois postos em Vila Nova de Gaia, um posto na Rotunda do Castelo do Queijo, outro na Rotunda do Freixo, Praça do Marquês, Praça da República e Aliados.
Além dos postos de fiscalização houve diversas equipas em viaturas que circularam nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia e que fizeram fiscalização de condutores de que se suspeitava estarem a conduzir sob o efeito do álcool.
Até às 06.00 horas - a operação terminou depois das 07.00 horas - registavam-se 11 detenções, sendo 10 por excesso de álcool associado à condução e uma detenção por falta de habilitação legal. Foram levantados 12 autos de contra ordenação muito graves por condução sob o efeito do álcool, acrescentou o coordenador das operações.
Jovens, com taxas de alcoolemia muito altas, e também muitas senhoras a conduzir sob o efeito de álcool, têm estado a aumentar, mas o maior número de casos com álcool no sangue regista-se ainda na faixa etária entre os 30 e os 40 anos, contou Pedro Moura.
A operação estava prevista no plano nacional da PSP, tendo sido determinada pela direcção nacional, e foi a terceira deste ano, tendo a primeira ocorrido em Março e a segunda em Junho.
A operação do Porto inseriu-se numa operação da PSP a nível nacional, cuja actividade operacional foi planeada para decorrer durante 24 horas seguidas, entre as 07.00 horas de sexta-feira e as 07.00 horas deste sábado, e incluiu também na fiscalização em cafés, bares, estabelecimentos de diversão nocturna, escolas, centros históricos e comerciais e terminais de transportes.
Ao longo do dia, a PSP também realizou ações de combate ao tráfico de droga com buscas domiciliárias na zona das Antas e Bom Fim, tendo detido um indivíduo com 500 doses de cocaína e aprendido 90 armas brancas, acrescentou a mesma fonte policial.
Na mega operação estiveram envolvidas todas as divisões do Comando Metropolitano do Porto, designadamente o Corpo de Intervenção, Investigação Criminal, Divisão de Trânsito e Divisões Territoriais do Porto, Gaia, Matosinhos, Maia e Gondomar.
Desde o início do ano, o Comando Metropolitano do Porto registou "menos 10%" de acidentes, comparando com o período homólogo de 2010. A principal razão explica-se com as boas condições meteorológicas.
Apesar de menos acidentes, houve um maior número de vítimas mortais (14) em relação a igual período de 2010 (9).