A Croácia, a República Checa e a Irlanda confirmaram, esta terça-feira, o favoritismo no play-off frente à Turquia e a Montenegro, respectivamente, e qualificaram-se para a fase final do Campeonato da Europa de 2012.
Com três golos de vantagem sobre à congénere turca, a selecção da Croácia garantiu o apuramento ao empatar sem golos na partida da segunda mão, em Zagreb.
Já a República Checa foi a Podgorica repetir o triunfo sobre Montenegro, graças a um golo de Jiracek (81 m). No primeiro jogo, em Praga, os checos haviam vencido por 2-0.
A República da Irlanda garantiu a segunda presença na fase final de um Europeu, 24 anos depois, ao empatar 1-1 com a Estónia, em Dublin, na segunda "mão" do "play-off" de acesso ao Euro2012.
Stephen Ward, aos 32 minutos, marcou o tento do "onze" do italiano e ex-treinador do Benfica Giovanni Trapattoni, que, no primeiro jogo, havia goleado fora por 4-0, enquanto Konstantin Vassiljev facturou para os forasteiros, aos 57.
A República da Irlanda apenas tinha marcado presença no Euro88, ficando-se pela primeira fase, com uma vitória (1-0 à Inglaterra), um empate (1-1 com a União Soviética) e uma derrota (0-1 com a Holanda, que viria a sagrar-se campeã).
O Euro 2012 realiza-se na Polónia e na Ucrânia, entre 8 de Junho e 1 de Julho do próximo ano.