A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos já conta com mais de 300 acções marcadas em Portugal para alertar para a necessidade de reduzir o lixo produzido e reutilizar o possível, poupando o ambiente e o orçamento de cada família.
A Comissão Europeia, no seu site, informa que esta iniciativa, que começa este sábado, pretende promover nas pessoas a "tomada de consciência" da necessidade de produzir menos lixo, ou seja, de tudo o que se deve fazer antes de eliminar, para reduzir os volumes da recolha de resíduos.
Em Portugal, estão programadas diversas iniciativas distribuídas por todo o país. Desde seminários a peças de teatro, passando por exposições, o objectivo é informar sobre as alternativas de consumo para evitar o desperdício de energia, de papel e de alimentos.
A Lipor, responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos na região do Porto, contabiliza 191 acções nesta região, um número que se eleva a mais de 300 em todo o país.
Além dos operadores que trabalham nesta área, muitos ligados aos municípios, também as câmaras municipais, escolas, hospitais, empresas ou outras entidades participam nesta campanha global de divulgação dos comportamentos baseados nos três 'R':reduzir, reutilizar e reciclar.
Entre os exemplos de actividades está a iniciativa 'ReadyMind', com a delegação do Porto da Associação Portuguesa de Deficientes, com recolha, criação, desenvolvimento, exposição e venda de vários veículos a pedal com recurso à manipulação de bicicletas velhas.
A Loja do Cidadão arranca com a acção de troca de termómetros de mercúrio por outros digitais.
Na segunda-feira será inaugurada a "WEEE Parade", uma exposição com Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos decorados com diversos temas, tornando mais apelativas e atractivas peças que seriam descartadas.
A Câmara Municipal de Matosinhos promove uma acção de formação em compostagem doméstica nas escolas do município.
Na região de Lisboa, a Valorsul realiza acções de sensibilização temáticas, visitas às suas instalações e promove um espaço lúdico no centro comercial Dolce Vita Tejo.
O programa 'Menos Lixo, Mais Futuro', que pretende ajudar as empresas a avançarem com planos de boas práticas na gestão de resíduos, marcou a abertura das inscrições para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
O projecto dirige-se à área de actuação da Valorsul e vai contribuir para o cumprimento das metas comunitárias e nacionais de redução em 10% da capitação diária de resíduos até 2016, tendo como ano de referência 2007.
A Câmara Municipal de Lisboa e a Agência Portuguesa para o Ambiente apostaram em iniciativas nas cantinas escolares para prevenir o desperdício alimentar. Nos estabelecimentos de ensino estão também previstas colectas de brinquedos, jogos e livros usados para entregar a instituições.
"Material usado, comércio decorado" é a designação do concurso promovido em Montemor o Novo, no qual as escolas decoram as montras das lojas da localidade com peças realizadas a partir de produtos já utilizados.
Na quinta-feira, dia de greve geral, a Junta de Freguesia de Guifões dinamiza um curso de cozinha contra o desperdício alimentar.
Entidades tão diferentes como o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que tem uma exposição sobre Prevenção de Resíduos, ou o Estádio do Dragão, com exibição no seu placar electrónico de um filme de sensibilização, também aderiram ao objectivo de alertar para a necessidade de reduzir o lixo.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é um projecto de três anos e tem o apoio do Programa LIFE+, da Comissão Europeia.
De acordo com a última contagem, 7.035 acções serão desenvolvidas este ano na Europa, ultrapassando as iniciativas concretizadas em 2010, quando foram promovidas 4.346.
Além de Portugal, são 34 organizadores em 20 países, como Dinamarca, Estónia, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Itália, Eslovénia, Suécia, Holanda ou República Dominicana.