A 500 dias do pontapé inicial, a FIFA apresentou, esta quarta-feira, o logotipo da Copa das Confederações, evento preparatório para o Mundial de 2014, que será disputado no Brasil. O sabiá-laranjeira, uma ave típica do país, estampa o emblema.
O logotipo traz como destaque um sabiá-laranjeira estilizado, uma das aves nativas da fauna brasileira. Desde o decreto assinado pelo então presidente da república Fernando Henrique Cardoso, no dia 3 de Outubro de 2002, o sabiá-laranjeira tornou-se ave-símbolo do Brasil.
O emblema ainda traz a inscrição "Brasil 2013" e uma bola de futebol no canto superior direito da imagem.
A Copa das Confederações é uma competição organizada pela FIFA que servirá para testar o Brasil um ano antes do Mundial de 2014. O torneio reúne os campeões continentais de cada uma das seis confederações, além da actual campeã mundial Espanha e do Brasil, país organizador.
A FIFA já anunciou que Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza receberão jogos do torneio. Salvador e Recife ainda lutam para ser incluídas no evento, mas continuam a aguardar aprovação final da FIFA e do Comité Olímpico Local.
O pontapé inicial da Copa das Confederações está marcado para o dia 15 de Junho de 2013, em Brasília.