Mundo

Berlusconi vai ser julgado por violação de segredo de Justiça

Será o quarto processo de Berlusconi em Milão. Julgamento terá inícui a 15 de Março Stefano Rellandini/ REUTERS

Uma juíza de Milão decidiu levar a julgamento o ex-chefe de Governo Silvio Berlusconi pelo papel assumido na publicação de escutas telefónicas referentes a uma tentativa de aquisição do banco BNL pela seguradora Unipol.

Berlusconi será julgado por "violação do segredo de instrução" devido à publicação, em finais de 2005, pelo jornal Il Giornale, do qual é proprietário, de transcrições de conversas que estavam sob segredo de justiça, disseram fontes judiciais.

As transcrições indicam uma forte conivência entre um alto dirigente de esquerda e o patrão da Unipol quando tentou assumir o controlo do banco BNL, acrescentaram.

A divulgação destas conversas desencadeou uma tempestade de reações negativas numa altura em que a esquerda era dada como grande favorita para as legislativas da primavera de 2006.

O julgamento terá início a 15 de Março, afirmaram as mesmas fontes.

Será o quarto processo de Berlusconi em Milão, depois do processo "Mills" por corrupção de testemunhas, "Mediaset" por fraude fiscal e "Rubygate" por prostituição de menor e abuso de poder.

O processo surgiu na sequencia de um outro contra o ex-governador do Banco de Itália Antonio Fazio, no âmbito dos escândalos bancários em Itália em 2005.

Redação