A PlayStation Vita, apresentada como "a mais revolucionária consola portátil de sempre", com ecrã e painel traseiro tácteis, estará à venda em Portugal a partir de 22 de Fevereiro, custando a mais barata 250 euros.
"Um dos grandes destaques é, sem dúvida, a qualidade gráfica, graças ao ecrã de 5 polegadas Oled", disse à Lusa Miguel Cunha, gestor de produto na PS Vita.
O responsável falava em Braga, no arranque oficial do "Mundo PS Vita", um espaço onde pode experimentar-se a nova consola e alguns dos seus principais títulos, como Uncharted: Golden Abyss, Reality Fighters, Little Deviants, Virtua Tennis 4 ou FIFA 12.
Além de comandos tradicionais, a nova máquina está ainda dotada de dois sticks analógicos, sensores de movimento e suporte Wi-Fi e 3G adicional.
A versão com Wi-Fi será posta à venda por 249,99 euros, enquanto a que está equipada também com 3G, que inclui ainda GPS, custará mais 50 euros.
Dispõe ainda de microfone e câmaras frontal e traseira já incorporadas, "para continuar a aposta da PlayStation em termos de realidade aumentada".
"É a primeira consola portátil que dá uma experiência de jogo ao nível de uma consola 'in home'", acrescentou Miguel Cunha.
Na fase de lançamento, haverá perto de 20 jogos para a nova consola, um número que deverá duplicar até ao final do ano.
Hoje, em Braga, Fábio Gomes, 18 anos, decidiu jogar o Reality Fighters e não poupou elogios ao jogo e à consola.
"É espectacular. O combate tem como cenário o local onde eu me encontro, um dos lutadores posso ser eu mesmo, com a minha foto e tudo. A PS é o máximo. Nunca tive nada táctil, nem sequer telemóvel, é muito, muito bom", referiu aquele estudante universitário de Informática.
Ao lado, Damiro, um imigrante de 26 anos, destacava a "qualidade da imagem" da nova máquina.
"Não tem aquele brilho da PSP, além de o ecrã ser maior e tátil", elogiava.
De Braga, o "Mundo PS Vita" vai para o Porto, onde estará dias 10 e 11, seguindo depois para Lisboa, onde ficará à disposição dos "gamers" nos dias 20 e 21.
A PS Vita foi lançada em Novembro, no Japão.