Mundo Insólito

"DOGTV" é a nova televisão para cães

Arquivo JN

O primeiro canal de televisão destinado a manter os cães relaxados enquanto os donos vão trabalhar está a fazer sucesso nos Estados Unidos da América. A "DOGTV" estreou há dois meses em redes locais da Califórnia e caminha para a cobertura nacional.

Uma televisão projetada para manter os cães relaxados, estimulados e entretidos enquanto os donos trabalham. A "DOGTV" é um novo canal 'on-demand' de TV por cabo criado na Califórnia.

Dois meses depois da sua estreia em redes locais do Estado norte-americano, o canal canino já foi lançado na internet e caminha para a distribuição nacional nos Estados Unidos da América (EUA), de acordo com os seus diretores.

Conhecido por "DOGTV", o canal promete ao melhor amigo do homem "nunca mais sentir-se sozinho".

O canal, que não tem publicidade, destina-se a cães que ficam em casa enquanto os donos trabalham fora de casa. É uma ferramenta útil àqueles que se preocupam com a ansiedade que os animais de estimação podem sofrer quando são deixados sozinhos por longos períodos de tempo.

Tido como o primeiro canal do género, a "DOGTV" estreou-se em fevereiro como canal gratuito e transmite 24 horas por dia. Na segunda maior cidade da Califórnia, San Diego, chegou a cerca de 483 mil casas.

Os conteúdos são cientificamente adaptados ao público de quatro patas, com sons, cores e ângulos de câmara ajustados para serem mais apelativos para os animais, segundo informa o website do canal.

Estelas do canal são cães, mas há outros animais populares

As próprias estrelas do canal são cães. "Eles adoram observar cães e outros animais no ecrã", disse Beke Lubeach. O diretor de marketing da "DOGTV" acrescentou ainda que pássaros, macacos e zebras têm sido também bastante populares.

Lubeach disse esperar ter para a "DOGTV" um acordo de distribuição nos EUA nos próximos dois meses, altura em que o canal passará a cobrar cerca de cinco dólares (3,80 euros) por mês.

Entretanto, a DOGTV tem sido um sucesso num abrigo de animais em Escondido, na Califórnia. O abrigo "tem visto uma grande melhoria no comportamento dos cães que foram expostos à 'DOGTV'", disse Sally Costello, diretora executiva da Sociedade Humanitária de Escondido, que trata de mais de 5 mil animais por ano e atualmente abriga 115 cães.

Apesar de esta ser a primeira televisão por cabo com este objetivo, o conceito de utilizar os média para acalmar animais de estimação não é novo.

Mais de 60% dos donos de cães nos EUA já ouviram a recomendação da associação protetora dos animais e deixam a rádio ou a televisão ligada quando os animais estão sozinhos em casa, para que ouçam vozes reconfortantes em vez de silêncio.

Redação