GPS

Estádio Nacional de Varsóvia, Polónia

Reuters

Destruída no final da Segunda Guerra Mundial em consequência dos bombardeamentos e conflitos que deixaram quase um milhão de mortos, Varsóvia ressurgiu das cinzas para se tornar a nona maior cidade da europa.

A cidade "Fénix" é a capital da Polónia e vai acolher o jogo inaugural do Europeu, entre poloneses e gregos.

Varsóvia é famosa por receber grandes eventos de música, arquitetura, artes, entre eles a Competição Internacional de Piano de Frederik Chopin. O famoso compositor cresceu na cidade. O nome da cidade tem origem numa sereia que, segundo a lenda, habitava o rio Vistula e seduzia pescadores e nobres no século XII.

Pontos de interesse: A Cidade Velha é, desde 1980, Património Mundial da Unesco. Entre os monumentos históricos, destaca-se o Castelo Real, que foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e está a ser lentamente recuperado. Foi a casa de duques, czares e, entre 1918 e 1939, do presidente polaco.

Fan Zone: Localizada perto da estação de comboios, a Fan Zone de Varsóvia pode acolher até 100 mil pessoas e terá seis ecrãs gigantes.

Ficha do estádio

Inauguração: 29/02/2012 Polónia 0-0 Portugal

Assistência recorde: 58 mil 29/02/2012 Polónia 0-0 Portugal

Sobre: O Estádio Nacional de Varsóvia é o maior espaço desportivo da Polónia. Custou mais de 500 milhões de euros e demorou dois anos para ficar pronto. Antes do amigável entre Portugal e Polónia, o estádio recebeu um concerto de rock em Janeiro deste ano.

Jogos: 08/06 Polónia - Grécia, 12/06 Polónia - Rússia, 16-06 Grécia - Rússia, 21/06 Quartos-de-final, 28/06 Meia-final 2

Equipa Local: Legia Warszawa

Redação