Mundo

Polícia suspende buscas de leão à solta em Essex

Stephane de Sakutin/AFP

A polícia inglesa pôs fim às buscas para encontrar um leão na região de Essex, no Reino Unido. Um grupo de pessoas disse ter avistado, no domingo, o animal nas localidades de St. Osyth e Clacton e a polícia montou, imediatamente, uma missão para caçar o animal. As autoridades acreditam que se possa ter confundido com um "grande gato doméstico ou um gato selvagem".

A polícia inglesa procurou um leão durante o dia de domingo e a manhã desta segunda-feira nas localidades de St. Osyth e Clacton, na região de Essex, depois de um grupo de caravanistas ter garantido que avistou o animal à solta na zona. Um habitante da região, Che Kevlin, afirmou à cadeia televisiva BBC que ouviu "um rosnar às 22 horas e parecia mesmo um leão".

A polícia encerrou as buscas para encontrar o leão, uma vez que não há vestígios do animal "na investigação intensiva" que foi feita. Para além disto, um porta-voz das autoridades disse que a polícia acredita que o animal avistado era "um grande gato doméstico ou um gato selvagem".

Inicialmente alguns habitantes duvidaram quanto à possibilidade do animal andar a passear-se pelos campos de Essex mas a polícia e técnicos do Jardim Zoológico de Colchester levaram esta possibilidade muito a sério devido a uma fotografia que uma testemunha mais destemida tirou ao leão.

As autoridades começaram por ligar aos populares a pedir para que permanecessem em casa e depois montaram uma verdadeira caça ao animal. Segundo a polícia, estavam no local 30 polícias, atiradores e 2 helicópteros e um porta-voz da força de segurança justificou a presença das autoridades com a necessidade de "oferecer segurança aos residentes locais, automibilistas e turistas".

As autoridades, que contavam com a ajuda de técnicos do Jardim Zoológico de Colchester, avisaram as pessoas para serem "extra-vigilantes e cautelosos ainda que seja mais provável" avistar primeiro a polícia "que outra coisa qualquer".

O Jardim Zoológico de Colchester garantiu que não faltava nenhum leão nas suas instalações e a polícia investigou a possibilidade do animal ter fugido de um circo.

Ainda assim, o jornal espanhol ABC afirma que tudo poderá não passar de uma brincadeira. No jornal é noticiado que a fotografia que uma das testemunhas tirou e enviou às autoridades não passa de uma montagem.

A imagem do leão circula nas redes sociais e está a ser um sucesso mas parece que não é verdadeira. Alguém terá utilizado uma fotografia já existente de um leão e criado uma nova, de má qualidade, em que animal aparece junto de uma população. O diretor do Jardim Zoológico de Colchester já tinha afirmado que "a imagem é de má qualidade e impossibilita determinar com certeza de que animal se trata".

A situação não é confirmada pelas autoridades mas no jornal espanhol é feita a comparação entre as fotografias.

Redação