O presidente norte-americano, Barack Obama, está em vantagem relativamente ao rival republicano Mitt Romney em três estados decisivos, que podem determinar o resultado das presidenciais de novembro, indica uma sondagem publicada, esta sexta-feira, no Wall Street Journal.
De acordo com o estudo de opinião, realizado entre 9 e 11 de setembro para o instituto Marist Polls para o diário e a cadeia televisiva NBC e que abrangeu cerca de 1.350 eleitores em cada um dos estados, "Obama tem respetivamente uma vantagem de sete pontos sobre Romney no Ohio, e cinco na Florida e na Virgínia".
A menos de dois meses da eleição presidencial nos Estados Unidos, marcada para 6 de novembro, a sondagem demonstra que nos três estados o número de indecisos não ultrapassa os 6%.
A campanha de Romney centrou-se no argumento de que o ex-governador de Massachusetts, que acumulou uma enorme fortuna como executivo de uma sociedade de investimentos, está mais capacitado para dirigir a economia dos Estados Unidos.
O Wall Street Journal refere que Obama conseguiu entre os eleitores "um empate com Romney sobre quem está mais habilitado para lidar com a economia".
O sítio da internet RealClearPolitics (RCP), que efetua uma média baseada nas maiores sondagens nos EUA, sublinha que Obama garante atualmente o apoio de 48 por cento dos eleitores, contra 45,3% para Romney.
O RCP assinala ainda que, após as convenções do Partido Republicano e do Partido Democrata, onde foram oficializadas as candidaturas de Romney e Obama, o republicano tem vindo a perder terreno em relação ao rival da Casa Branca.