Manifestações do 15 de Setembro

Milhares de pessoas concentradas na Avenida dos Aliados

Milhares de pessoas estavam pelas 16.50 horas concentradas na Avenida dos Aliados, no Porto, gritando palavras de ordem como "Passos ladrão, pede a demissão" e "O povo não quer gatunos no poder".

Asmilhares de pessoas concentradas para a manifestação contra asmedidas de austeridade, cujo inicio está marcado para as 17 horas,gritavam também "FMI fora da daqui", tendo aplaudidofortemente os trabalhadores da cerâmica de Valadares quando estes sejuntaram ao protesto.

Há tambémcentenas de cartazes, onde se pode ler "Corruptos na prisãojá", "Somos apartidários, queremos o povo no poder",ou "cortem nos lucros, não nos salários".

"Descontei45 anos e quero o dinheiro que me roubaram", "Hoje é oultimo dia deste Governo", "A austeridade destrói","Contra os ladrões, marchar" e "Políticos tenhamvergonha, merecemos respeito" são outras das frases doscartazes empunhados pelos manifestantes, mas também há bandeiras daCGTP e do sindicato dos professores do Norte, afeto à Fenprof.

O Porto éuma das 40 cidades para onde estão agendados os protestos.

O apelopara a manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossasvidas!" surgiu na Internet, através das redes sociais, e foiinicialmente organizada por algumas pessoas de Lisboa, mas acabou porser acolhida em várias regiões de Portugal, assim como em Fortaleza(Brasil), Berlim, Barcelona, Bruxelas, Paris e Londres.

Redação