Joana Correia e Carla Caria estudaram juntas e ingressaram como docentes de Português no Grande Colégio Universal do Porto há 15 anos. Formaram uma equipa coesa para que nada falhe no ensino da língua materna. Os resultados estão à vista: primeiro lugar a nível nacional na disciplina de Português.
O trabalho em conjunto, o acompanhamento muito próximo dos alunos e a motivação destes para atingirem os seus objetivos são alguns dos pontos que as docentes destacam quando interrogadas sobre o segredo do sucesso a Português.
No Colégio Universal, as turmas do Secundário têm cerca de 17 a 18 alunos, uma vantagem para quem tenta perceber as dificuldades de cada um, assumem as professoras. "Permite-nos uma relação muito próxima, há tempo para piadas, para histórias, para construir uma relação saudável", referem.
Catarina Coelho, ex-aluna do Universal, acabada de ingressar na faculdade, confirma a ligação. "Éramos poucos e as aulas eram muito produtivas, estávamos sempre à vontade para esclarecer dúvidas com qualquer professor e a qualquer hora", recorda a aluna, que quer ser jornalista "apesar de todos os avisos...". Catarina adora Português e destacou-se no exame nacional com 18,5 valores. Além da entrada fácil na universidade, pode orgulhar-se de ter contribuído para o lugar honroso do seu antigo colégio.
valores
foi a média do
colégio no exame
de Português
posição
ocupa o Colégio
Universal no ranking geral do Secundário