O português Gonçalo M. Tavares e a brasileira Adriana Lisboa estão entre os 154 candidatos ao International IMPAC Dublin Literary Award 2013, no valor de 100 mil euros, divulgou, esta segunda-feira, a organização.
Os 154 candidatos, entre os quais se encontra Umberto Eco e Richard Zimmler, foram escolhidos por bibliotecas de 120 cidades, em 44 países de 19 línguas diferentes.
A obra candidata de Gonçalo M. Tavares é "Aprender a Rezar na Era da Técnica" ("Learning to Pray in the Age of Technique"), traduzida por Daniel Hahn.
A obra, publicada em 2007 pela Editorial Caminho, valeu ao escritor o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro 2010 em França.
Da autora brasileira foi escolhido o livro "Rakushisha", publicado também em 2007 e traduzido por Sarah Green, tendo tomado o título em inglês, "Hut of Fallen Persimmons".
Entre os candidatos está também o norte-americano Richard Zimmler, atualmente a residir na Póvoa do Varzim, com "Anagramas de Varsóvia".
Da lista constam, entre outros, Maria Dueños, John Niven, Haruki Murakami, Julian Barnes, Umberto Eco, Michel Houllebecq, Daniel Silva, Tayari Jones, Susana Fortes, David Lodge e Stephen King.
A lista dos finalistas será conhecida no dia 9 de abril do próximo ano e o vencedor é anunciado no dia 6 de junho.
O vencedor deste ano foi Job McGregor com o romance "Even the Dogs".