Economia

Exportações de carros continuam a cair com Autoeuropa a liderar a queda

As exportações das fábricas de carros em Portugal estão a diminuir a um ritmo de 10,7% desde janeiro até outubro, sendo que a Autoeuropa é a que mais contribui para este desempenho.

AAssociação Automóvel de Portugal (ACAP) indicou também que,comparando outubro deste ano com o de 2011, a exportação automóvelem Portugal caiu 15,6%, vindo a agravar-se de mês para mês desde oinício do ano.

"Dototal de veículos produzidos em outubro de 2012, a exportaçãocifrou-se em 14.501 veículos, ou seja, 98,3% da produção nacional,o que representa uma variação homóloga de menos 15,6% no númerode veículos exportados", refere o comunicado da ACAP.

AVolkswagen Autoeuropa, de longe a fábrica com maior número deprodução, está com uma queda de 11,1% entre janeiro e outubroquando comparado com o mesmo período do ano passado, atingindo as101.467 unidades divididas entre as marcas Volkswagen e Seat. Járelativamente a outubro, quando comparado com o mesmo mês de 2011, afábrica de Palmela produziu menos 4,9%.

Em termosde produção, o desempenho é semelhante porque a esmagadora maioriados carros produzidos são vendidos no mercado externo. Assim, emoutubro foram produzidos 14.751 veículos automóveis, correspondendoa uma queda de 15,5% face ao mês homólogo do ano anterior.

A ACAPindica que esta evolução negativa da produção global "foideterminada pelo decréscimo da produção, quer, de veículosligeiros de passageiros (-3,4%), quer, de veículos comerciais(-42,1%)".

A fábricade Mangualde da Peugeot Citroën produziu entre janeiro e outubro37.363 unidades, ou seja, menos 8,9% do que no mesmo período de 2011.

Redação