O Egito retirou, esta quarta-feira, o seu embaixador em Israel, em reação a ataques aéreos israelitas contra a Faixa de Gaza, em que foi morto o líder militar do movimento radical islâmico Hamas, anunciou o porta-voz do Presidente egípcio.
YassirAli, porta-voz de Mohamed Morsi, fez o anúncio numa declaraçãotransmitida pela televisão oficial do Egito, em que adiantou que oMinistério dos Negócios Estrangeiros egípcio recebeu instruçõespara convocar o embaixador israelita no Cairo.
Opresidente egípcio solicitou ainda à Liga Árabe a convocação deuma reunião de emergência de ministros dos Negócios Estrangeiros.
Emresposta ao pedido de Morsi, a Liga Árabe já anunciou, através doseu porta-voz, Ahmed Ben Hilli, que a reunião terá lugar no sábado.
O chefedas operações militares do Hamas, Ahmad Jabbari, foi morto hoje numataque israelita contra uma viatura em Gaza e o porta-voz do exércitoisraelita, Avital Liebovich, disse a jornalistas que "aeliminação" de Ahmad Jabbari é o início de uma operaçãomilitar contra grupos armados na Faixa de Gaza.