Mundo

Incursão terrestre para Gaza está cada vez mais próxima

Crianças israelitas acenam para colunas militares que se dirigem à fronteira com Gaza AFP Photo

A incursão terrestre para Gaza parece cada vez mais próxima depois de o governo israelita ter aprovado a incorporação de 75.000 reservistas, a maior mobilização de tropas no país das últimas décadas.

No quarto dia de ofensiva israelita no território palestiniano, imagens difundidas da fronteira entre Gaza e Israel mostram dezenas de veículos blindados estacionados e soldados aparentemente em descanso antes de entrar em combate.

O exército informou que toda a região junto a Gaza foi declarada "zona militar" e que as estradas estão cortadas, o que segundo a agência EFE é sinal de uma possível invasão.

A mobilização atual de reservistas é superior à realizada na guerra de 2006 com o Hezbollah e na ofensiva a Gaza de há quatro anos.

O ministro israelita dos Assuntos Externos, Avigdor Lieberman, fez saber, num comunicado lido na televisão israelita, que o derrube do Hamas, no poder em Gaza, é uma "decisão que deverá ser do próximo governo".

As declarações de Lieberman referiam-se às eleições gerais de 22 de janeiro, que irá eleger um novo executivo.

Pelo lado do ministério da Defesa, o titular Ehud Barak, assegurou que Israel está decidida alcançar os objetivos da operação, revelados quarta-feira, que são recuperar a capacidade dissuasora, destruir a infraestrutura para o lançamento de foguetes contra o território israelita e proteger a população civil.

Redação