Gente

Luís Buchinho eleito Melhor Criador

O designer de moda Luís Buchinho foi distinguido com o prémio de Melhor Criador nos Fashion Awards Portugal 2012. Sara Sampaio, Gonçalo Teixeira e Francisca Perez foram distinguidos nas categorias de Melhor Modelo.

Os vencedores da edição deste ano dos Fashion Awards foram revelados numa gala que decorreu, na terça-feira à noite, no Teatro Tivoli, em Lisboa.

Segundo informação da organização, na categoria de Melhor Novo Talento foi distinguido o jovem designer de moda João Estelita Mendonça, que tem apresentado as suas coleções no Portugal Fashion.

O prémio de Melhor Design de Acessórios foi entregue a Luís Onofre e a distinção de Melhor Marca Nacional à Lanidor. Ambos receberam estas distinções em 2011.

Nas categorias de Melhor Modelo foram distinguidos Sara Sampaio (Feminino), que já tinha vencido em 2011, Gonçalo Teixeira (Masculino) e Francisca Perez (New Face/Novo Rosto).

Nas categorias de Melhor Comunicação os prémios foram entregues a Joana Amaral Cardoso, jornalista do diário Público (Imprensa), e ao site da revista Vogue Portugal, vogue.pt (Digital).

Os restantes vencedores foram: H&M (Melhor Marca Internacional), Pedro Ferreira (Melhor Fotógrafo), Paulo Macedo (Melhor Produtor Editorial), Nana Benjamin (Melhor Maquilhador), Helena Vaz Pereira (Melhor Cabeleireiro), que já tinha vencido no ano passado, e Nuno Gama (Melhor Design de Loja).

A designer de moda Ana Salazar foi distinguida com o Prémio Especial Fashion TV.

De acordo com a organização, a atribuição deste galardão, que é da inteira responsabilidade do canal de televisão Fashion TV, é uma "homenagem à criadora, que com o seu talento e ousadia 'pôs Portugal no mundo da moda'".

Ana Salazar comemorou este ano 40 anos de atividade na área da moda e 30 anos como criadora.

Em 1978, a designer de moda criou uma marca com o seu nome, vendida quer em Portugal, quer no estrangeiro. Em 1985, abriu uma loja/'showroom' em Paris, França.

A partir do final dos anos 1980, a criadora de moda começou a apresentar as suas coleções em Lisboa (em 1991 integrou o grupo de designers da primeira edição da ModaLisboa, realizada no Teatro Municipal São Luiz), Paris, Milão e Nova Iorque.

Em 1997, e como reconhecimento do trabalho em prol da moda portuguesa, foi-lhe atribuída a Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.

Em fevereiro, Ana Salazar deixou a empresa que criou com o seu nome e que entretanto vendeu na totalidade, na qual era apenas diretora criativa desde 2009.

A primeira edição dos Fashion Awards Portugal, promovidos pelo canal de televisão Fashion TV e pela Câmara de Lisboa, realizou-se em 2010.

Redação