Desporto

Sport perde clássico e desce de divisão

DR

O Sport perdeu o clássico diante do Náutico (1-0), este domingo, no Estádio dos Aflitos, Recife, em partida da 38ª jornada do Campeonato Brasileiro, e juntou-se ao "grupo de rebaixados", formado por Palmeiras, Figueirense e Atlético Goianiense. Fluminense perdeu para o Vasco e deixou recorde escapar.

A emoção do torneio, que já tinha o campeão definido, o Fluminense, com três jornadas de antecedência, ficou por conta da disputa pela permanência na elite do futebol brasileiro.

Três equipas, o Sport, a Portuguesa e o Bahia, ainda poderiam cair. Os futebolistas de Recife, que estavam na zona de descida, perderam por 1-0 com o rival Náutico e não conseguiram permanecer na divisão principal, somando apenas 41 pontos, no 17.º lugar.

A Portuguesa somou 45 pontos, obtendo a 16.ª posição, e o Bahia, 47 pontos, ocupando a 15.ª.

Após um bom ano em 2011, quando venceu a segunda divisão e subiu para a elite do futebol brasileiro, a Portuguesa somou maus resultados na primeira metade deste ano.

O pior momento foi a queda para a segunda divisão do Campeonato Paulista, no qual se enfrentam equipas de São Paulo, ocorrida em abril.

No Rio de Janeiro, o Vasco da Gama venceu os reservas do Fluminense no Engenhão, por 2-1. Os dois golos da equipa cruz-maltina foram marcados pelo ex-benfiquista Éder Luís.

Com o resultado, o Flu deixou escapar a oportunidade de ter a melhor campanha da história dos pontos corridos, desde que o Brasileirão passou a ser jogado com 20 clubes, em 2006. O Tricolor carioca terminou o campeonato com 77 pontos, um a menos do que o São Paulo, em 2008.

Em jogo de duas "viradas", o Atlético Mineiro venceu o rival Cruzeiro (3-2) e garantiu o apuramento direto para a Taça Libertadores, já que o Grêmio não foi além de um empate diante do Internacional, no último jogo realizado no estádio Olímpico.

Redação