Segurança

PSP deteve 994 pessoas durante a operação "Festas Seguras 2012"

A PSP deteve 994 pessoas, multou mais de 10 mil condutores por infrações ao Código da Estrada e apreendeu 39 armas e 119199 doses de estupefacientes durante a operação "Festas Seguras 2012".

A operação, que decorreu entre 7 de dezembro e 1 de janeiro, resultou na detenção de 994 pessoas pelos crimes de condução sob o efeito de álcool e falta de habilitação legal para conduzir, tráfico de estupefacientes, posse de armas ilegal, situação irregular no país e mandado de detenção, adianta uma nota da direção nacional da PSP.

A PSP destaca as 64 detenções em flagrante delito por furto e sete por roubo.

Durante a operação "Festas Seguras 2012", a PSP fiscalizou 72416 viaturas e multou 9033 condutores por infrações ao Código da Estrada, nomeadamente falta de seguro e inspeção periódica obrigatória, não utilização de cinto de segurança, falta ou irregularidades na utilização das luzes do carro, uso do telemóvel, cedência à passagem de peões nas passadeiras e transposição de linha contínuas.

A Polícia multou ainda 2582 condutores que estavam em excesso de velocidade.

Segundo a PSP, das 39 armas apreendidas, 13 eram de fogo e 26 brancas.

A direção nacional da PSP adianta que, entre 7 de dezembro e 1 de janeiro, foram realizadas 1135 ações de fiscalização rodoviária, 221 ações de fiscalização a estabelecimentos de diversão noturna e 307 operações conjuntas com outras entidades, como o SEF e a ASAE, além de ter vigiado 214 residências.

A PSP justificou estas operações com os "aspetos que caracterizam a quadra natalícia, nomeadamente a maior movimentação de pessoas junto às zonas comerciais, o aumento da circulação rodoviária e do número de pessoas nos espaços de diversão noturna".

Redação