Média

Menezes quer núcleo central da RTP no Porto

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, lançou, esta quinta-feira, um apelo "razoável" ao conselho de administração da RTP para que o núcleo central do serviço público "venha para o Porto".

Assinalando que "hoje [quinta-feira] vai haver um conselho de administração muito importante quanto ao futuro da RTP", Menezes quis lançar o apelo que considera "razoável" de fazer com que "o núcleo central do serviço público - na defesa do património da RTP do Porto, dos seus trabalhadores, das atividades criativas que estão a montante e a jusante - venha para o Porto".

"Nesta fase acho que seria muito interessante que passasse para o Porto tudo o que tem a ver com conteúdos e produção autónoma da RTP2 e a seguir, eventualmente, no futuro próximo, o serviço público nomeadamente a RTP Internacional e a RTP África", afirmou o também candidato do PSD à Câmara do Porto em declarações à Lusa.

Menezes lembrou as suas próprias declarações a 18 de dezembro quando defendeu que a RTP/Porto deveria ser o "grande centro de produção de tudo aquilo que persista como serviço público da televisão".

"Sabendo, como todos sabemos, que vai haver uma evolução no sentido de uma eventual concessão ou uma eventual privatização parcial da RTP, aquilo que eu fiz [foi] um apelo ao Governo e ao conselho de administração no sentido de que o Porto tinha todas as condições e seria uma excelente solução para, progressivamente, sediar o serviço público de televisão", recordou.

Afirmou ainda: "Não sou dos que manda fazer manifestações na avenida dos Aliados depois de ter tido, durante anos e anos, responsabilidade de defender o norte e feito muito pouco, mas sou daqueles que aponto soluções construtivas e razoáveis", salientou.

A conferência de líderes parlamentares agendou, esta quinta-feira, para 16 de janeiro o debate em plenário sobre o fim da produção de programas da RTP no Porto.

Redação