Política

António Costa deve candidatar-se à liderança do PS e da autarquia lisboeta

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, vai candidatar-se à liderança do PS e à presidência da autarquia segundo avançam, esta terça-feira, a TVI24 e a edição eletrónica do Expresso. Contudo, o autarca socialista apenas diz que vai estar presente na Comissão Política Nacional do PS esta terça-feira para "ouvir o que o secretário-geral tem para dizer" e, em função disso, "dizer o que tem para dizer".

Conforme o JN noticiou esta terça-feira, a reunião de hoje da Comissão Política Nacional do PS marcará o arranque para o "duelo" Seguro/Costa com vista às eleições diretas para o cargo de secretário-geral do partido.

Esta terça-feira, ao final de uma curta visita à inauguração de um centro de dia em Belém, AntónioCosta falava aos jornalistas. "Euestarei logo na Comissão Política do PS para ouvir o que osecretário-geral do PS tem para nos dizer. Em função do que osecretário-geral disser eu direi o tiver para dizer. Mascompreenderão que direi primeiro aos meus camaradas", afirmou oautarca socialista.

A ComissãoPolítica Nacional do PS foi convocada de urgência pelosecretário-geral, António José Seguro, na sexta-feira passada,depois de vários dias de polémica interna em torno da questãosobre se o próximo congresso se deveria realizar antes ou depois daseleições autárquicas, previstas para outubro.

Dentro doPS, neste momento, a principal dúvida é saber se o presidente daCâmara de Lisboa, António Costa, aceitará lançar-se numacandidatura alternativa a António José Seguro.

Napolémica sobre a data do congresso, António Costa remeteu aresponsabilidade pela definição do calendário interno para osecretário-geral do PS e, até ao momento, ainda não esclareceu seirá recandidatar-se à presidência da autarquia da capital.

Redação