O coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo indignou-se este domingo pelo facto do presidente da República não se escandalizar com a nomeação do antigo administrador do Banco Português de Negócios, Franquelim Alves, para secretário de Estado do Empreendedorismo.
"Alguém se admira que o p0residente da República não se incomode com esta situação e tenha dado posse a este novo secretário de Estado (Franquelim Alves)?", questionou João Semedo, durante a cerimónia de encerramento das jornadas autárquicas, encontro que terminou este domingo no Porto.
O presidente da República, Cavaco Silva, deu posse na sexta-feira a sete novos secretários de Estado do XIX Governo Constitucional, sendo um deles, Franquelim Alves, antigo administrador do grupo BPN, que passou agora a ser secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.
Durante o seu discurso nas jornadas autárquicas, o bloquista João Semedo sugeriu que Cavaco Silva não ficou escandalizado, porque ele próprio "escolheu e manteve no mesmo Conselho de Estado o mesmo doutor Dias Loureiro, quando já eram conhecidas todas as trafulhices em que Dias Loureiro tinha estado envolvido".
Manuel Dias Loureiro, ex-ministro de Governos de Cavaco Silva, renunciou em maio de 2009 ao cargo de conselheiro de Estado na sequência da polémica relacionada com alegadas irregularidades no BPN quando era administrador da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), tendo sido ouvido na investigação do Ministério Público.
João Semedo também questionou a falta de indignação do Governo e do primeiro-ministro pela nomeação de um secretário de Estado que passou pelo BPN.
"Alguém se admira que o doutor Passos Coelho ache isso absolutamente normal", interrogou João Semedo, acrescentando que o país está "indignado", "revoltado" e "escandalizado" com a nomeação de um secretário de Estado para o Empreendedorismo que vem da administração do grupo BPN/SLN.
Na opinião de João Semedo, o primeiro-ministro não tem qualquer motivo para deixar de nomear Franquelim Alves para secretário de Estado, porque Passos Coelho "tem no seu Conselho de Ministros um ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que passa férias com o doutor Dias Loureiro".
As jornadas autárquicas do Bloco de Esquerda decorreram este fim de semana na cidade do Porto, terminando este domingo, com João Semedo a anunciar que o "principal objetivo" do BE é "derrubar este Governo" e "resgatar a democracia do Poder local".