Economia

PS diz que Governo está a conduzir o país para uma catástrofe

O líder parlamentar do PS acusou, esta quinta-feira, o Governo de estar a conduzir Portugal para "uma catástrofe económica e social", considerando que o país vive "um cenário perfeito de espiral recessiva" que reclama uma mudança de políticas.

"Ateimosia do Governo está a conduzir Portugal à beira de umacatástrofe económica e social, ontem soubemos que o número dedesempregados atinge quase o milhão , 40% dos jovens qualificadosestão desempregados e hoje ficámos a saber que as piores previsõesdo Governo em relação à quebra da economia foram utrapassadas",afirmou Carlos Zorrinho.

Opresidente do grupo parlamentar do PS falava aos jornalistas àmargem da reunião da bancada socialista.

A economiaportuguesa recuou 3,2% em 2012, um valor mais negativo que o previstopelo Governo e pela 'troika' na sexta revisão do programa, queapontavam para uma queda de 3% para a totalidade do ano.

Segundo oInstituto Nacional de Estatística (INE) na primeira estimativa parao PIB do quarto trimestre de 2012, o produto terá caído 1,8% faceao terceiro trimestre de 2012, a maior queda em cadeia do ano.

Na opiniãode Carlos Zorrinho, estes dados revelam que "a situação estámá e está a piorar": "Estamos num cenário perfeito,infelizmente, de espiral recessiva, de menos rendimento, menosemprego, menos crescimento".

"Peranteisto o que faz o Governo? O primeiro-ministro é uma espécie decomentador piedoso, vai descrevendo o que está a correr mal e vaimostrando alguma fé em que alguma coisa mude, mas nada muda poracaso, as coisas mudam quando se mudam as políticas, esta políticaestá profundamente errada e os portugueses estão a sofrer muito coma sua aplicação", criticou o socialista.

Redação