Segurança

Condutora multada por maquilhar-se em fila de trânsito

DR

Uma condutora foi multada pela GNR por ter colocado rímel, durante cerca de 300 metros, enquanto estava ao volante numa fila de trânsito na A5, entre Cascais e Lisboa. Indignada com o "excesso de zelo", a mulher deu conta do caso na sua página no Facebook, que já tinha sido partilhada, na quarta-feira à noite, por quase quatro mil internautas.

Ao JN , fonte da GNR confirmou o caso, explicando que a condutora foi multada por praticar atos de forma repetitiva que prejudicar a condução com segurança, para além de perturbar o trânsito. Segundo a forças de segurança, a mulher, embora tivesse por perto uma patrulha da GNR, maquilhava-se enquanto conduziu ao longo de 300 metros. Começou 100 metros antes da saída para uma área de serviço e continuou 200 metros depois.

No Facebook, Diana Vasconcelos explicava, na terça-feira, que foi "retida durante mais de meia hora pela GNR, para ser multada pela prática de "aplicar o rímel", aproveitando os momentos em que estava com o carro parado, no pára-arranca, na A5 até Lisboa".

A mulher recusou-se a pagar os 60 euros de multa na hora e ficou com os documentos apreendidos. Ontem, a condutora escreveu: "Todos sabemos também que a lei de facto existe e não podem ser abertas exceções, especialmente num caso que se tornou "viral" como este". Diana Vasconcelos, com quem o JN tentou falar, fez ainda constar que vai pagar a multa, mas sublinha "quão doente está o nosso país e quão desviada está a atenção das autoridades".

O artigo 11 nº2 do Código da Estrada diz que "Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança". "Há muitas situações em que condutores provocam acidentes por estarem, por exemplo, a ler. Neste caso a condutora tinha possibilidade de sair para uma área de descanso e não o fez".

ALEXANDRE PANDA