Política

PS apresenta moção de censura na próxima semana

O Partido Socialista vai apresentar, na próxima semana, uma moção de censura por considerar que o Governo "falhou todos os objetivos a que se propôs", disse, este domingo, o secretário nacional do partido João Ribeiro.

"O PSquer que esse Governo saia e que haja um novo Governo em Portugal,legitimado pelo voto dos portugueses", disse João Ribeiro, numadeclaração feita, este domingo, aos jornalistas na sede do PartidoSocialista, em Lisboa.

De acordocom João Ribeiro, a moção de censura será discutida na primeirasemana de abril.

Parao PS, esta moção traduz "o novo consenso político e social"que há em Portugal de que "este Governo falhou todos osobjetivos a que se propôs".

"Seriauma irresponsabilidade não apresentar esta moção que dá voz aodescontentamento que existe no país", sublinhou.

Para ossocialistas, o atual Governo é a coligação "da instabilidadee do falhanço".

"Nãoestão conscientes da situação do país. Preferem a políticapartidária e da trica com manobras de diversão e propaganda.Fizeram-no ontem [sábado] para esconder os números da execuçãoorçamental [divulgados na sexta feira ao final do dia]",declarou.

No sábado,o primeiro vice-presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva, disse que"o PS não tem estado à altura das suas responsabilidades",que rompeu com o "memorando de entendimento que desenhou".

"O PSanuncia uma moção de censura contra a 'troika' e contra o Governo,mas de forma muito diligente escreve uma cartinha aos embaixadoresdas União Europeia e dos Estados Unidos e à 'troika' dizendo 'istoé contra a 'troika', mas se nós viermos para o Governo não vamosalterar o memorando de entendimento'", criticou ainda Moreira daSilva.

SegundoJoão Ribeiro, este Governo "deitou tudo a perder", "falhoutodos os objetivos" e está "divorciado" de um país"com um milhão de desempregados".

Para o PS,o memorando assinado com a 'troika' está "desajustado" eprecisa de ser "redirecionado" para que o país possa sairdo labirinto.

Redação