Economia

Hotéis do Alentejo vão estar com lotação esgotada na Páscoa

Templo de Diana, uma referência da cidade de Évora Arquivo/JN

As principais unidades hoteleiras do Alentejo estão quase cheias ou com perspetivas de lotar no fim de semana prolongado de Páscoa e há algumas já lotadas, sobretudo com turistas portugueses.

Numa ronda efetuada pela agência Lusa, foi possível apurar que há oscilações entre os 50 e os 100% nas taxas de ocupação, mas são as unidades com mais estrelas que já estão lotadas ou quase e algumas esperam lotar, tendo em conta reservas de última hora.

"Alentejo e Páscoa continua a ser um casamento perfeito", disse o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, referindo que, "em termos médios", a ocupação das unidades hoteleiras na região "ronda os 85%" e sobretudo com famílias portuguesas.

No entanto, "em termos globais", as reservas de última hora atualmente equivalem "a 30% das reservas" e, por isso, os hotéis que ainda estão com taxas de ocupação na ordem dos 50% "vão provavelmente esgotar" na Páscoa, admitiu.

Com as reservas de última hora "podemos ter uma Páscoa com unidades muito próximas da lotação esgotada, havendo algumas, sobretudo as de quatro e de cinco estrelas, já cheias", disse.

Por outro lado, as unidades com menos estrelas registam taxas de ocupação menores, o que "é natural e um efeito da crise na capacidade financeira da classe média", disse Ceia da Silva.

Em Évora, os hotéis de cinco estrelas, o Convento do Espinheiro e o M'AR De AR Aqueduto, já têm taxas de ocupação de 80% para o fim de semana de Páscoa, mas esperam esgotar com reservas de última hora.

O Évora Hotel, de quatro estrelas, está com uma ocupação de cerca de 70% e o Hotel Dom Fernando, de três estrelas, tem uma taxa de 80% e espera atingir 90% com reservas de última hora.

Nas unidades de Évora, a maioria das reservas é de portugueses, seguindo-se espanhóis, mas este ano nota-se uma "ligeira" redução de clientes do outro lado da fronteira.

No Baixo Alentejo, o Clube de Campo Vila Galé, perto de Beja, está lotado para o fim de semana de Páscoa e a maioria dos clientes são famílias portuguesas.

A Pousada de São Francisco, em Beja, regista uma taxa de ocupação média a rondar os 60% para o fim de semana, a maioria clientes portugueses, havendo alguns holandeses e alemães, mas espera esgotar com reservas de última hora.

O BejaParque Hotel, o único de quatro estrelas da cidade, está com uma taxa de ocupação de 50% para o fim de semana de Páscoa, sendo a maioria dos clientes famílias portuguesas e "cerca de 10%" espanhóis.

Os dois hotéis de três estrelas da cidade, o Melius e o Francis, estão com taxas de ocupação de 50% para o fim de semana, sendo a maioria dos clientes famílias portuguesas.

No distrito de Portalegre, para o fim de semana de Páscoa, o Hotel Castelo de Vide está com uma ocupação de 50%, que espera aumentar "significativamente", e a Pousada de Santa Maria, em Marvão, regista uma taxa de 97%.

No hotel rural Convento da Provença, em Portalegre, a taxa de ocupação está a 85%, com perspetivas de "lotação esgotada", com a clientela "divida" entre portugueses e espanhóis.

No litoral alentejano, para o fim de semana de Páscoa, os empreendimentos Duna Parque e HS Milfontes Beach, em Vila Nova de Milfontes (Odemira), estão com lotação quase esgotada, mas para tal foi preciso baixar "consideravelmente" os preços.

A ocupação do Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, em Tróia (Grândola), ronda os 75%, mas poderá chegar aos 100% se o tempo ajudar.

Em Sines, o Hotel Dom Vasco não espera uma ocupação além dos 60%, o que representa uma redução de 15% em relação ao ano passado.

Nestas unidades, a maioria dos clientes é portuguesa, embora haja reservas de estrangeiros, sobretudo ingleses e dinamarqueses, em Milfontes, e suecos, em Tróia.

Redação