Guimarães

Circular urbana de Guimarães vai continuar fechada ao trânsito

A circular urbana de Guimarães, onde esta terça-feira se registou um deslizamento de terras, vai estar fechada ao trânsito nos próximos dias, disse à Lusa o comandante distrital de Operações de Socorros de Braga.

"Aestrada continua cortada ao trânsito e continuará. Durante uns diasestará fechada ao trânsito", disse o comandante Distrital deOperações de Socorros de Braga, Hercílio Campos, em entrevistatelefónica à Lusa.

Odeslizamento de terras sobre a circular urbana de Guimarães cobriuaquela estrada com uma altura de terras superior a dois metros,levando as autoridades a retirar cerca de "20 pessoas",inclusivamente crianças" daquela zona habitacional, adiantou ocomandante.

Não háuma data prevista para as pessoas retiradas de suas casas poderemregressar, adiantou, por seu turno, Amadeu Portilha, vereador daProteção Civil da Câmara Municipal de Guimarães.

Ocomandante Distrital de Operações de Socorros de Braga informou que"os edifícios estão estáveis, apesar dos alicerces estarem àvista, mas precisou que a avaliação concreta do imóvel vai serfeita na quarta-feira.

Ostrabalhos para descartar a possibilidade de carros e ou pessoassoterrados pelo deslizamento de terras na circular urbana deGuimarães mantêm-se esta terça-feira à noite.

"Asinformações que nós temos é que não esteja ninguém. No entanto,por uma questão de segurança, estamos no local a fazer despistagenscom uma série de máquinas", informou o Hercílio Campos.

"Estamosa retirar a terra nessa zona e a ver se está algum carro ou alguémpor debaixo da terra. Em princípio não está, mas é por umaquestão de segurança", reiterou.

No localestão 15 bombeiros, com seis veículos, vários elementos daProteção Civil Municipal com "todos os meios disponíveis",designadamente máquinas de rasto, a Estradas de Portugal, comcamiões para transporte de terras removidas, duas máquinasgiratórias, e outras autoridades, como a PSP, acrescentou a mesmafonte.

Redação