Mundo

Bomba da II Guerra Mundial foi neutralizada em Berlim

Sapadores alemães desarmaram com sucesso uma bomba da II Guerra Mundial desenterrada perto da principal estação ferroviária de Berlim, esta quarta-feira, numa delicada operação que complicou o tráfego ferroviário e rodoviário durante várias horas.

O explosivo de 110 quilos foi lançado por um avião dos Aliados durante a II Guerra Mundial e foi descoberto na terça-feira, disse um porta-voz da polícia à agência France Presse, acrescentando que os especialistas acreditam que a bomba é de construção soviética.

"A operação para desativar o dispositivo demorou cerca de meia hora", afirmou o porta-voz, concluindo que "tudo ocorreu de acordo com o previsto".

A bomba foi descoberta a cerca de 1,5 quilómetros a norte da principal estação do operador ferroviário mais importante da Alemanha, Deutsche Bahn, que desviou cerca de 50 comboios regionais e de longa distância para outros terminais durante quase quatro horas.

Os comboios suburbanos não foram afetados e a principal estação manteve-se aberta. No entanto, os residentes nas imediações receberam ordens de evacuação como medida de precaução, ruas foram isoladas e o tráfego marítimo num canal próximo foi interrompido.

Mais de seis décadas depois do fim da II Guerra Mundial ainda são descobertos regularmente em obras de construção dispositivos que não explodiram e as autoridades acreditam que ainda existem cerca de 3000 bombas enterradas sob Berlim.

Redação