Política

Quem é Berta Cabral?

A antiga presidente do PSD/Açores Berta Cabral toma posse, esta segunda-feira, como secretária de Estado da Defesa do 19.º Governo Constitucional, substituindo Paulo Braga Lino no cargo e sendo a primeira mulher a assumir esta pasta.

Numcomunicado divulgado esta segunda-feira, o gabinete doprimeiro-ministro informa que o presidente da República aceitou aproposta de exoneração de secretários de Estado e a de nomeaçãode novos titulares.

Asocial-democrata e antiga presidente da câmara de Ponta Delgada foia candidata do PSD à Presidência do Governo dos Açores nasregionais de outubro passado e perdeu as eleições para o socialistaVasco Cordeiro.

Durante acampanha eleitoral, Berta Cabral assumiu posições bastante críticasem relação às políticas de austeridade do Governo, recomendandomesmo aos deputados sociais-democratas da região na Assembleia daRepública para votarem contra o Orçamento de Estado para 2013.

Na altura,a líder do PSD/Açores manifestou-se contra as medidas orçamentaisapresentadas pelo Governo da República e salientou ter apresentadomedidas para compensar o seu efeito recessivo.

"Osaçorianos são inteligentes. Sabem que eu não sou Passos Coelho esabem que os Açores não são o resto de Portugal continental",afirmou na altura.

Poucassemanas antes, a candidata do PSD à Presidência do GovernoRegional, voltou a salientar as suas divergências em relação àlinha política do Governo central, defendendo que os Açores "nãoprecisam de mais austeridade" e que esta "não deve serpara as pessoas, mas para os governantes".

BertaCabral pediu também "sentido de responsabilidade" aosgovernantes portugueses.

Numaentrevista à agência Lusa, a candidata do PSD à presidência doGoverno dos Açores assumiu também uma posição divergente da doseu partido e do próprio Ministério da Defesa em relação ao casodo navio Atlântida.

SegundoBerta Cabral, o navio construído pelos Estaleiros Navais de Viana doCastelo e rejeitado pelo Governo socialista de Carlos César nãodeve ser aceite pelo Governo regional daquele arquipélago.

"Onavio Atlântida, se não respeita o caderno de encargos, não podeser aceite naqueles moldes", afirmou, alegando que a sua missãoé "defender os Açores e, se o barco não serve os Açores, nãovem para os Açores".

BertaMaria Correia de Almeida de Melo Cabra Cabral, licenciada emFinanças, em 1975, pelo Instituto Superior de Economia daUniversidade Técnica de Lisboa, foi eleita pela primeira vez, em2001, presidente da câmara de Ponta Delgada, a maior autarquia dosAçores, tendo abandonado o cargo em 2012, poucos meses antes daseleições regionais.

Atualmente,era deputada e vice-presidente na Assembleia Legislativa dos Açores.

Antes dechegar à câmara de Ponta Delgada, tinha sido secretária regionaldas Finanças e Administração Pública, diretora regional doTesouro e diretora regional dos Transportes e Comunicações degovernos regionais de João Bosco Mota Amaral.

Em 1991integrou a administração da elétrica açoriana (EDA) e em 1994 foinomeada presidente do Conselho de Administração da companhia aérearegional SATA.

Redação