Política

Quem é Fernando Alexandre?

Economista de formação, o novo secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, Fernando Alexandre, é docente na Universidade do Minho e dá especial atenção à macroeconomia e política económica.

FernandoAlexandre, que toma posse esta segunda-feira, substituiu JuvenalSilva Peneda, que foi exonerado do cargo de secretário de EstadoAdjunto do ministro da Administração Interna (MAI).

Nascido a4 de janeiro de 1972, na Gafanha da Nazaré, Fernando Alexandre, éprofessor associado do Departamento de Economia da Universidade doMinho, desde outubro de 2009, e concluiu a licenciatura e o mestradoem economia na Universidade de Coimbra.

O novosecretário de Estado do Ministério da Administração Internaconcluiu, em 2003, o doutoramento em economia na Universidade deLondres - Birkbeck College, com uma dissertação sobre políticamonetária e mercados financeiros.

No seucurrículo, disponibilizado pelo Governo, destaca-se que os seusinteresses de investigação são a macroeconomia e a políticaeconómica e, mais recentemente, a economia portuguesa.

Dadas asfunções que tem ocupado na área da gestão universitária temtambém desenvolvido alguma investigação na área das políticaspara o ensino superior, adianta o currículo.

FernandoAlexandre colaborou também como consultor para entidades públicas eprivadas, nomeadamente Tribunal de Contas e Fundação Cidade deGuimarães.

Desdejaneiro de 2011 que é vice-presidente da Escola de Economia e Gestãoda Universidade do Minho, além de ser também presidente do conselhopedagógico.

Cinconovos secretários de Estado tomam posse às 19 horas e três sãoexonerados de funções: Paulo Braga Lino, Juvenal Silva Peneda eLuís Brites Pereira.

De acordocom uma nota da Presidência da República, vão ser nomeadosFrancisco Almeida Leite, para o cargo de secretário de Estado dosNegócios Estrangeiros e da Cooperação, Berta Cabral, para o cargode secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, FernandoManuel de Almeida Alexandre, para o cargo de secretário de EstadoAdjunto do ministro da Administração Interna, António LeitãoAmaro, para o cargo de secretário de Estado da AdministraçãoLocal, e Manuel Castro Almeida, para o cargo de secretário de Estadodo Desenvolvimento Regional.

Redação