Economia

Apenas Chipre e Grécia com recessão mais profunda que Portugal

Portugal será o terceiro país da União Europeia com o pior desempenho económico em 2013, sendo apenas ultrapassado por Chipre e pela Grécia, segundo as previsões de primavera divulgadas, esta sexta-feira, pela Comissão Europeia.

Segundo asestimativas de Bruxelas, a economia portuguesa deverá recuar 2,3%este ano, Chipre, o mais recente país a ser resgatado, terá umarecessão de 8,7%, e a economia grega cairá 4,2%. A Irlanda, oquarto país sob resgate, registará um crescimento de 1,1% depois dejá ter registado um crescimento de 0,9% em 2012.

Fora dazona euro, o pior desempenho vai para a República Checa com umacontração de 0,4% em 2013.

No totalda zona euro, para além dos países sob resgate, também aseconomias francesa, italiana, holandesa e eslovena estarão emrecessão em 2013.

A ComissãoEuropeia manteve, esta sexta-feira, inalteradas as suas previsõespara a economia portuguesa, mas advertiu que parece "garantido"que haverá uma revisão em baixa destas estimativas.

Nasprevisões económicas da primavera divulgadas esta sexta-feira, aComissão mantém para Portugal uma queda da economia de 2,3% em 2013e um regresso ao crescimento em 2014, com o Produto Interno Bruto(PIB) a subir 0,6%, correspondendo exatamente às previsõesapresentadas em março pelo Governo e pela 'troika' (ComissãoEuropeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) noâmbito da sétima avaliação a Portugal e as mesmas metas que oGoverno inscreveu no Documento de Estratégia Orçamental queapresentou na terça-feira passada.

Noentanto, a Comissão escreve no seu relatório que apesar de osefeitos que levaram a uma queda mais forte do que o previsto no finalde 2012 já terem sido revertidos, "uma revisão em baixa docrescimento para 2013 parece garantida como resultado de uma maiordeterioração das previsões de crescimento para as exportaçõesportuguesas e de um agravamento das pespetivas para o mercado detrabalho".

Redação