O vulcão Popocatéptl, localizado no centro do México, lançou, na madrugada de terça-feira, cinzas a 3,2 quilómetros de altura e fragmentos incandescentes a cerca de 300 metros de distância, revelaram fontes oficiais mexicanas.
O Centro Nacional de Prevenção de Desastres divulgou a ocorrência em comunicado e alertou que está prevista a queda de cinza em diversas populações nas imediações do vulcão.
Nas encostas norte e nordeste do vulcão foi também registada a queda de objetos incandescentes que terão atingido uma distância de cerca de 300 metros.
O mesmo organismo assinalou que o alerta na região se mantém amarelo de nível dois, o que supõe uma atividade moderada com emissões de vapor e cinzas e leve incandescência na cratera visível durante a noite.
As populações, acrescenta a nota, devem manter uma distância de segurança de 12 quilómetros, mantendo-se ainda uma vigilância à atividade do vulcão ao longo de todo o dia.