Economia

Fundação Inatel apresenta projeto gerador de emprego

A Fundação Inatel apresentou, esta terça-feira, em Lisboa, o projeto de "Franchising social/Kit gerador de emprego", uma iniciativa que visa integrar desempregados no mercado de trabalho e disponibilizar produtos a preços controlados.

Destinadoa desempregados ou a quem procura o primeiro emprego, esta iniciativada Fundação Inatel irá desenvolver-se em duas áreas de negócio:restauração e turismo/viagens.

Na áreada restauração, recorde-se que a Fundação Inatel dispõe de 17unidades hoteleiras, quase todas com restaurante, distribuídaspraticamente por todas as regiões do país.

Emcomunicado a fundação avança que perspetiva lançar restaurantesem "franchising` com a marca Fundação Inatel.

A Fundaçãodisponibilizará ainda ajudas logísticas aos desempregados que foremselecionados para aderirem a este projeto, nomeadamente estabelecendoparcerias com outras entidades estatais criando condições para acriação de emprego próprio.

O projetodesenvolver-se-á ou em espaços da fundação ou em espaçosexternos, em Lisboa e no Porto, que farão parte do projeto-piloto eque a fundação pretende expandir ao resto do país em 2014,acrescenta o documento.

Na áreadas viagens, a Fundação vai viabilizar a criação de um projeto deagências de viagens, denominadas "Inatel Viagens", em queos aderentes terão que comercializar produtos da fundação mas nãode forma exclusiva.

Paradesenvolver o "Franchising social", foram assinadosprotocolos de colaboração com o Instituto do Emprego e da FormaçãoProfissional, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social,a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Banco Espírito Santo, oMontepio Geral e a Sociedade Histórica da Independência dePortugal.

Redação