O Dia Internacional dos Museus celebra-se hoje com entradas gratuitas para cerca de 400 atividades dirigidas a vários públicos nos museus tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural.
De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), as entradas são gratuitas nos museus, palácios e monumentos tutelados pela entidade, exceto no Palácio Nacional da Ajuda, onde se encontra patente a exposição da artista Joana Vasconcelos, praticando, no entanto, um preço reduzido, horário alargado e um conjunto de actividades especiais.
Hoje, uma centena de museus da Rede Portuguesa de Museus (RPM) participa no evento instituído em 1997 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.
A Noite dos Museus, iniciativa lançada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, também se celebra este sábado.
O Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, terá visitas guiadas e concertos, enquanto no Museu Abade de Baçal, em Bragança, vão decorrer visitas guiadas e ateliers "Descoberta de Almada", "Ser Arqueólogo por um dia" e "Em Busca da Estela Perdida".
Em Lisboa, na Casa-Museu Anastácio Gonçalves, haverá, a partir das 15 horas, atividades para crianças dos quatro aos 10 anos, com família, numa atividade intitulada "roda dos livros - Arte e Literatura Infantil" e, às 17 horas, uma recriação de época.
No Museu de Évora, a partir das 11 horas, decorrerá um ateliê apresentado pela Zorra - Produções Artísticas, no qual as crianças vão descobrir o segredo das imagens animadas, fazendo uma viagem às origens do cinema para saber como se formam as imagens em movimento.
Em Albufeira, no Museu Municipal de Arqueologia, a partir das 20 horas, tem início a Noite no Museu, para explorar o lado fantástico do espaço.
No Museu Municipal de Faro estão previstos espetáculos de danças, ateliers e oficinas no claustro, com a participação de instituições locais, jardins de infância e escolas.
A Assembleia da República (AR) associa-se às comemorações com iniciativas que vão decorrer até 14 de junho, destacando-se o projeto "Realidade Aumentada", uma aplicação informática que permite a projeção da imagem dos visitantes na luneta da Sala das Sessões através de um ecrã colocado nos Passos Perdidos, e a edição do Guia do Palácio de São Bento, em braille.
Na sala dos Passos Perdidos, de 23 de maio a 14 de junho, vai ficar patente uma exposição, em parceria com a Associação Portuguesa de Museologia, dedicada aos "Melhores museus portugueses", premiados em 2012.
Até 14 de junho, a AR vai promover também visitas guiadas ao Palácio de S. Bento, com programas dedicados a deficientes visuais.
O programa global do Dia Internacional dos Museus pode ser consultado na internet, no sítio www.patrimoniocultural.gov.pt/museus2013/index.php.