Um porta-voz de Michael Douglas afirmou, esta segunda-feira, que o ator, que tem um cancro na garganta há três anos, nunca disse que a sua vida sexual era a causa da doença.
"Michaelnunca disse que [a prática do) 'cunnilingus' era a causa do seucancro", disse Allen Burry à agência noticiosa AFP, emreferência a declarações do ator publicadas, esta segunda-feira,pelo diário britânico 'The Guardian'.
MichaelDouglas "falou de 'cunnilingus', mas o 'cunnilingus' é a causapresumível de alguns cancros da garganta, como os médicossublinharam no artigo. Mas não disse que era a causa específica doseu cancro", avançou o seu porta-voz.
Ao jornal,Michael Douglas, de 68 anos, que faz o papel de um pianista virtuosoe 100% 'gay' no mais recente filme de Steven Soderbergh "BehindThe Candelabra" (A Minha Vida com Liberace), declarou que o seucancro não era resultado do excesso de bebida, nem de tabaco, mas deuma doença sexualmente transmissível.
"Semdetalhar, este cancro muito específico é causado pelo vírus dopapiloma humano (VPH) e provém (da prática) do cunnilingus",disse.
O atorpronunciou-se de maneira geral e não a propósito do seu casopessoal, especificou o seu porta-voz, reforçando: "Não é acausa do seu cancro".
"Estavapreocupado em saber se as preocupações causadas pela detenção domeu filho não tinham contribuído para causar o cancro, mas não,com efeito é devido a uma doença sexualmente transmissível",disse Douglas, cujo filho Cameron está a cumprir uma pena de dezanos de prisão, por posse e tráfico de droga.
MichaelDouglas, que venceu o 'oscar' por duas vezes, revelou em 2010 que seconfrontava com um cancro e que estava a ser tratado comquimioterapia e radioterapia.
"Tenhode fazer controlos regulares, agora de seis em seis meses, mas estátudo normal desde há dois anos", disse, acrescentando que"neste tipo de cancro não há recaídas em 95% dos casos".
Segundoinvestigações da Faculdade de Medicina de Malmoe, na Suécia, e ojornal médico 'The New England Journal of Medicine', há de factouma ligação de causa e efeito entre as práticas sexuais orais e ocancro da garganta.
O VPH estátambém na origem de 99% dos casos de cancro no útero, segundo umestudo do sistema público de saúde do Reino Unido.