Cultura

Concertos comemoram 60 anos de carreira de Vitorino d'Almeida

A Universidade do Minho vai promover, no próximo fim de semana, dois concertos, em Braga e Guimarães, de comemoração dos 60 anos de carreira artistica do maestro António Victorino d"Almeida.

Os concertos decorremno salão medieval da Reitoria (Braga) e na Igreja de S. Francisco(Guimarães), pela Orquestra Académica da Universidade Minho, sobdireção do próprio Victorino d"Almeida, que dirigirá três dassuas obras mais emblemáticas. A entrada é livre, sob marcação elimitada à lotação dos espaços.

António VictorinoGoulart de Medeiros e Almeida nasceu em Lisboa em 1940. Aos 7 anosteve a sua primeira audição, onde interpretou obras de Mozart eBeethoven, entre outras. Aluno de Campos Coelho, terminou o CursoSuperior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa e formou-se emComposição pela Escola Superior de Música de Viena, de onde saiucom a máxima classificação.

Durante sete anos, foi adido culturalda Embaixada Portuguesa em Viena, cargo que lhe valeu umacondecoração atribuída pelo Presidente da República da Áustria.Pianista, compositor e maestro, é ainda autor da adaptação parateatro musical de "A Relíquia", de Eça de Queirós, e realizouo filme "A Culpa", primeira longa-metragem nacional a vencer umfestival de cinema no estrangeiro. Tem atuado em diversos países domundo e participado em programas televisivos.

Pedro Vila-Chã